Livros sobre inteligência emocional que você precisa ler

Semyonova Solpav
Semyonova Solpav 11 Min Read
11 Min Read

Desenvolver a inteligência emocional é essencial, visto que é uma das competências mais procuradas pelas organizações. Que tal fazer isso lendo? Hoje, te apresentaremos 11 livros sobre inteligência emocional!

A inteligência emocional é uma habilidade cognitiva que nos permite conhecer e controlar as nossas emoções. Através dela conseguimos gerir as nossas emoções e construir relacionamentos mais saudáveis.

Aqui na Voitto, nós temos disponíveis diversos livros sobre os mais diferentes assuntos. Nada melhor que ler um bom livro tomando um cafézinho, não é?

Esses momentos deliciosos podem ser uma ótima oportunidade de aprendizado.

Pensando nisso, a lista de 11 livros sobre inteligência emocional que separamos, irá te ajudar a aprender mais sobre o assunto e colocar em prática ensinamentos super valiosos para o seu bem-estar emocional, pessoal e profissional.

Vamos lá?

Antes, dica de ouro: se você se interessar por qualquer um desses livros clica na capa que você será direcionado ou para o nosso pocketBOOK4you, no qual você encontrará um overview do livro, ou para a página da a Amazon, na qual você pode adquirir um desses queridinhos!

Agora, vamos ao que interessa: os livros sobre inteligência emocional!

1. Inteligência emocional – Daniel Goleman
Livro Inteligência Emocional

Não tem como começar essa lista de outra forma, não é mesmo? A primeira dica é o livro “Inteligência emocional”, best seller com mais de 5 milhões de exemplares vendidos pelo mundo.Nele, o autor Daniel Goleman, conhecido como pai da inteligência emocional, deixa claro a importância do desenvolvimento dessa habilidade.Através do livro podemos perceber como o desenvolvimento da inteligência emocionalpode influenciar positivamente as decisões que tomamos em nosso cotidiano, nos tornando pessoas mais seguras, autoconfiantes, produtivas e motivadas.Dominar a inteligência emocional requer o conhecimento da autoconsciência, autogerenciamento, automotivação, empatia e gerenciamento de relacionamentos.Se você quer desenvolver a sua inteligência emocional você não pode deixar de ler esse livro!

2. Agilidade emocional – Susan David
Livro Agilidade Emocional

Segundo Susan Davis, psicóloga e professora da Escola de Medicina de Harvard a agilidade emocional é o que diferencia as pessoas que vencem os desafios da vida das que fracassam.

No livro “Agilidade Emocional”, que ocupa a primeira posição dos livros mais vendidos do The Wall Street Journal, a autora afirma que a maneira como lidamos com o mundo determina o quão felizes e bem-sucedidos seremos, tanto em nossa vida profissional quanto na pessoal.

Esse livro nos ensina como que através da sagacidade e da empatia podemos alcançar os nossos objetivos.

3. Inteligência emocional 2.0 – Travis Bradberry e Jean Greaves
Livro Inteligência Emocional 2.0

Dada a velocidade com que as informações são geradas na atualidade a inteligência emocional é essencial para a vida profissional.

No livro “Inteligência Emocional 2.0” os autores Travis Bradberry e Jean Greaves afirmam que colocar a inteligência emocional em prática faz com que as organizações e as pessoas estejam preparadas para enfrentar os desafios cotidianos.

De forma didática e explicativa, o livro nos leva, através de tarefas práticas, a alcançar os nossos objetivos superando as nossas dificuldades internas.

4. Comunicação não-violenta – Marshall Rosenberg
Livro comunicação não-violenta

Escrito por Marshall B. Rosenbeng, o best seller “Comunicação não-violenta” apresenta técnicas para que possamos nos relacionar melhor com as pessoas ao nosso redor e criar um diálogo no qual o outro se sinta à vontade para expressar os seus sentimentos.Marshall define a CNV como “habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas”.

No decorrer do livro, o autor, nos ensina como podemos aplicar a comunicação não-violenta em nosso cotidiano através dos seus componente, sendo eles: a observação, os sentimentos, as necessidades e o pedido.

Ficou curioso para saber como aplicar esses componentes e quer a aprender como ter uma comunicação mais empática? Então leia esse livro! Você não vai se arrepender!

5. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen R. Covey
Livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Publicado pela primeira vez em 1989, o livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” o autor Stephen R. Covel afirma que para que para alcançarmos a nossa realização pessoal primeiramente precisamos mudar o nosso interior.Isso é possível através de hábitos. Sendo mais específico, através de 7 comportamentos listados pelo autor, sendo eles:

  • Ser proativo;
  • Ter um objetivo em mente;
  • Estabelecer prioridades;
  • Saber negociar;
  • Saber ouvir com empatia;
  • Criar sinergia;
  • Afinar o instrumentos.

Que entender melhor o que o autor propõe com esses 7 hábitos? Então não deixe de ler esse livro!

6. Gestão da Emoção – Augusto Cury
Livro Gestão da Emoção

Um dos pilares da inteligência emocional está relacionado com a gestão da emoção. E é exatamente isso que o autor Augusto Cury nos ensina nesse livro.

Através de técnicas de coaching emocional, denominadas pelo autor como Magatécnicas de Gestão da Emoção, o livro “Gestão da Emoção” nos leva a entender que o nosso cérebro possui mecanismos limitados e que precisam ser trabalhados para que não soframos com esgotamentos mentais.

Se você sofre com problemas de ansiedade, ou fica ruminando sentimentos ruins durante muito tempo esse livro pode te ajudar a como romper esses ciclos e programar o seu cérebro para funcionar a seu favor. Afinal, somos pessoas com cérebro e não um cérebro com uma pessoa.

7. O Poder do Hábito – Charles Duhigg
Livro O poder do hábito

Através de exemplos práticos o autor Charles Duhigg demonstra como pessoas comuns conseguiram alcançar o sucesso a partir da transformação de seus hábitos.

Com 408 páginas, dividido em 3 capítulos este livro é indicado para você que deseja alcançar os seus objetivos através da gestão dos seus hábitos.

Para que você possa mudar os seus hábitos e gerenciá-los é preciso conhecê-los, o que é possível quando desenvolvemos o nosso autoconhecimento, primeiro pilar da inteligência emocional.

8. A coragem de ser imperfeito – Brené Brown
Livro A coragem de ser imperfeito

Quem nunca viajou para um lugar fantástico?

Mas será que você já fez uma viagem para o lugar mais sensacional de todos: o seu interior?

Às vezes nós esquecemos de visitar nós mesmos, não é mesmo?

Com isso, criamos barreiras e padrões de perfeição inalcançáveis, muita das vezes por nos compararmos aos outros.

No livro “A coragem de ser imperfeito” a autora Brené Brown ensina como assumir a nossa vulnerabilidade, nos levando a entender as nossas emoções e a sermos mais flexíveis.

Por meio desse livro, Brené nos ensina que muita das vezes temos um sentimento de escassez, que está relacionado com a falta de algo, uma necessidade não atendida. Para chegar a esse sentimento é necessária a junção da vergonha, comparação e desmotivação.

Se quisermos superar esse sentimento, é necessário assumir a nossa vulnerabilidade, mudar conceitos e entender que vulnerabilidade não é sinônimo de fragilidade.

Ao decorrer do livro várias estratégias para assumir que somos imperfeitos são destacadas. Quer saber quais são elas? Então não deixe de ler esse livro!

9. Antifrágil – Nassim Nicholas
Livro Antifrágil

Nunca se ouviu falar tanto em adaptabilidade como nos tempos atuais.

Pelas 664 páginas do livro intitulado “Antifrágil”, o escritor, estatístico e matemático Nassim Nicholas Taleb, nos ensina conceitos essenciais para o nosso desenvolvimento constante.

No livro aprendemos a como ser antifrágeis, nos beneficiando em meio ao caos e as incertezas que nos rodeiam.

10. Mindset: a nova psicologia do sucesso – Carol S. Dweck
Livro Mindset – A nova psicologia do sucesso

Esse livro nos propõe a mudar a forma como pensamos, ou seja o nosso mindset.

Segundo a autora Carol S. Dweck, existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento.

Pessoas com o mindset fixo são caracterizadas por terem medo de arriscar, por acreditar que existem padrões de inteligência, entre outros conceitos que acabam as direcionando para a frustração.

Já aqueles que possuem o mindset de crescimento estão sempre dispostos a aprender, encaram os desafios e focam na solução de problemas, alcançando o sucesso e a realização.

Com qual dos dois você se identificou?

Saiba que a forma como pensamos não é fixa, ela é maleável e, se por acaso, você se encaixou na segunda opção é possível mudar. A escolha é sua.

O livro “Mindset” nos ensina que podemos ter os dois tipos de mindset em diferentes situações e que não existe uma fórmula para o sucesso, mas que cada falha é uma oportunidade de aprendizado.

11. Descubra seus pontos fortes
Livro Descubra seus pontos fortes

Quem nunca chegou em uma entrevista de emprego e foi pego surpresa na hora que o recrutador perguntou: “Quais são os seus pontos fortes?”

Para que possamos descobrir quais são os nossos pontos fortes é necessário o autoconhecimento, olhar para nós mesmos e entendermos as nossas forças e fragilidades, que precisam ser gerenciadas.

Os autores Marcus Buckingham e Donald Clifton definem pontos fortes como uma combinação entre talentos, conhecimento e habilidades.

Nesse livro podemos entender como descobrir essas características tanto em nós, quanto indivíduos, quanto em organizações.

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário