Sistema Único de Saúde: por que valorizar?

Semyonova Solpav
Semyonova Solpav 4 Min Read
4 Min Read
Dr. José Admirço Lima Filho

Você sabe o que é o Sistema Único de Saúde? O doutor Dr. José Admirço Lima Filho comenta que, essa foi uma das criações mais importantes do governo brasileiro. Não deixe de ler esta matéria e ver como essa política entrou em vigor e atende aos brasileiros com muita eficiência.

 

Sobre o SUS e sua importância

 

O SUS (Sistema Único de Saúde) é um programa público de saúde que ajuda os cidadãos de todas as idades (sem nenhuma restrição) a ter o básico e mínimo possível de auxílio na saúde. Esse “auxílio” consiste em tratamentos, remédios de farmácia popular, acompanhamentos e consultas de diversos segmentos da medicina, atendendo a qualquer necessidade de quem precisar. 

 

O doutor José Admirço Lima Filho explica que todo e qualquer cidadão brasileiro, ao se cadastrar no SUS, tem direito à saúde oferecida pelo governo de forma gratuita. Inclusive, imigrantes legalmente reconhecidos pelo Estado também possuem esse direito tão importante, já que a saúde privada é bem cara e, na maioria das vezes, é utilizada por convênios empresariais. 

 

O SUS teve sua primeira aparição nos anos 2000, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que teve uma equipe médica e de economia altamente especializada para pensar em um plano de saúde que funcionasse a base de impostos cobrados em outras áreas para cobrir a necessidade de atender aos cidadãos brasileiros e proporcionar uma saúde de muita qualidade.

 

No Brasil, hoje, existem muitas pessoas que não utilizam a saúde pública porque possuem bons recursos para pagar pela saúde privada. O doutor  José Admirço Lima Filho afirma que o SUS é importante para diversas pessoas de baixa renda que não possuem uma garantia em diversas outras áreas sociais, então, consequentemente, não podem pagar por um sistema de saúde de qualidade como um do segmento privado.

 

O SUS proporciona a oportunidade para muitas pessoas conseguirem ter acesso a consultas médicas, ter acesso a tratamentos especializados com equipamentos de qualidade, ter acesso a medicamentos que, muitas vezes, são de alto custo e muitas pessoas não podem pagar por, e até mesmo pode ajudar a descobrir doenças com um diagnóstico precoce, o que já é ótimo para dar início ao tratamento. 

 

Hoje, principalmente depois da pandemia do Covid-19, o SUS se encontra em estado de alerta por conta da superlotação, já que muitas pessoas foram contaminadas e precisam de tratamentos e medicações que impeçam o agravamento do estado de saúde de alguém.  José Admirço Lima Filho conta que não apenas isso, mas também por conta das vacinações os postos se tornaram muito cheios, sem falar nas outras doenças que surgiram com as sequelas da pandemia.

 

Por isso, José Admirço Lima Filho diz que é sempre recomendável que quem possui recursos, faça o uso da saúde privada, para que pessoas que realmente não têm uma renda fixa ou não conseguem arcar com os cursos de um bom hospital pago consiga ter a oportunidade de tratar alguma doença ou qualquer problema com tranquilidade, sem precisar esperar em filas por meses por um atendimento.

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário