Mergulho: uma prática de lazer

Semyonova Solpav
Semyonova Solpav 3 Min Read
3 Min Read
Marcelo Madureira Montroni

A rotina da sociedade atual é muito corriqueira, o que pode gerar grande estresse na população. Diante disso, o egrégio Marcelo Madureira Montroni entende que é de suma importância realizar atividades de lazer como o mergulho. Quer saber quais são os melhores lugares para realizar mergulho? Prossiga com a leitura e confira!

 

O que é?

 

Segundo o renomado Marcelo Madureira Montroni, mergulho é uma prática onde um indivíduo realiza a submersão em um mar, rio ou aquário, utilizando trajes e equipamentos específicos para a atividade. Essa é considerada uma prática de lazer que permite que os humanos estejam em um contato mais íntimo com a vida marinha. 

 

Portanto, o mergulho é uma atividade que consiste em submergir dentro de um ambiente aquático, que pode conter a utilização ou não (dependendo da altura do mergulho) a utilização de um equipamento de respiração. Outrossim, a prática pode ser acompanhada por um profissional que atuará como um guia no interior do ambiente submarino. 

 

Assim, praticar esse tipo de atividade pode servir como um mecanismo de desestresse, visto que o indivíduo esvazia a mente e deixa o corpo realizar movimentos distintos daqueles do cotidiano corriqueiro da sociedade atual. Além disso, o mergulhador pode ser presenteado com visões únicas e extraordinárias. 

 

Equipamentos necessários

 

Como frisa o célebre Marcelo Madureira Montroni, para mergulhos em superfícies rasas, como beiras de praias ou nascentes de rios, não é necessária a utilização de equipamentos de mergulho. Entretanto, para imersões mais profundas, por exemplo, de 15 metros, é indispensável a utilização dos mesmos. 

 

Dessa maneira, os equipamentos essenciais para a realização do mergulho são o snorkel (tubo de 30cm que possui um bucal para o indivíduo respirar), máscara de mergulho (para que se possa abrir os olhos embaixo d’água), cilíndro de ar comprimido, roupas isolantes, nadadeiras (sapatos que parecem com pés de pato) e o cinto de lastro (que deixa em equilíbrio o peso do mergulhador e do equipamento de mergulho).

 

 O que se pode encontrar em um mergulho? 

 

Ainda, como indica o ilustre Marcelo Madureira Montroni, como o mergulho é uma atividade que introduz o indivíduo ao habitat natural de algumas espécies marinhas, pode ser muito comum que se encontre algumas colônias de coral, peixes de variadas cores, espécies e tamanhos, tubarão, golfinhos etc. Porém tudo vai depender do local e do tipo de mergulho realizado.

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário