Se você está pensando em ingressar no mundo do Direito, mas ainda não decidiu qual será a sua especialização? O Dr. Alan Belaciano acredita que se tornar um advogado constitucionalista pode ser uma ótima opção se você deseja ter uma carreira profissional de sucesso e com alta demanda.
Para saber mais sobre essa especialização e tirar todas as suas dúvidas, continue lendo este artigo!
Entendendo o mundo do Direito
Em primeiro lugar, o Dr. Alan Belaciano explica que tanto os profissionais já formados quanto os estudantes de Direito estão bem amparados em relação às oportunidades do mercado. Isso porque, o mundo do Direito é um mundo bastante abrangente e com altas demandas em suas diferentes especificações, assim, é possível escolher uma área de atuação com muito mais paciência e tranquilidade.
O Direito Constitucional
Se você ainda não conhece o Direito Constitucional, saiba que essa é uma área responsável por cuidar das normas constitucionais, ou seja, as normas de Carta Maior ou que são consideradas extremas em um determinado Estado. Apesar da sua importância, estamos falando de uma área que ainda é considerada bastante recente em comparação às outras, mas que já tem seu espaço no mercado.
O que faz um advogado constitucionalista
Antes de escolher uma área do Direito para se especializar, é interessante que você entenda as responsabilidades que um profissional adquire durante a sua atuação. Sendo assim, segundo o Dr. Alan Belaciano, um advogado constitucionalista tem como principal papel analisar e interpretar as normas da constituição. Logo, a sua atuação tem como base a constituição federal.
O mercado de trabalho para advogados constitucionalistas
Como dito anteriormente, o mundo do Direito é bastante abrangente e possui diversas demandas. Nesse sentido, para os advogados constitucionalistas não é diferente, além disso, os profissionais que escolhem essa área de atuação podem exercer a profissão tendo seu próprio escritório, ser funcionário de alguma empresa ou ainda prestar serviços para escritórios de terceiros.
Quando se trata da faixa salarial, os advogados constitucionalistas não ficam atrás das outras áreas. O Dr. Alan Belaciano explica que o salário inicial de um profissional dessa área costuma ser em torno de R$ 4.500,00, podendo aumentar de maneira considerável conforme o profissional vai se estabelecendo no mercado de trabalho e mostrando a sua maneira de trabalhar.
Como se tornar um advogado constitucionalista?
Para se tornar um advogado constitucionalista, o Dr. Alan Belaciano explica que o caminho não é diferente das outras áreas. É necessário que você curse a graduação em Direito e, ao fim dela, realize o exame da OAB. Além disso, realizar alguns cursos de especialização na área poderá trazer uma base teórica muito mais sólida para sua atuação, além de agregar valor ao seu currículo.
Se essa é a área dos seus sonhos, não perca tempo e inicie seus estudos!